A água, o fogo, a terra e o ar pensaram em deixar uma recordação que perpetuasse através das idades a felicidade de seu encontro. Resolveram criar alguma coisa especial que, composta de fragmentos de cada um deles harmonicamente combinados, fosse também a expressão de suas diferenças e independência, e servisse de símbolo e exemplo para o homem. Eu porei as melhores forças de minhas entranhas - disse a terra - e alimentarei suas raízes. Eu porei as melhores linfas de meus seios - disse a água - e farei crescer sua haste. Eu porei minhas melhores brisas - disse o ar - e tonificarei a planta. Eu porei todo o meu calor - disse o fogo - para dar às suas corolas as mais formosas cores. Fibra sobre fibra foram construídas as raízes, a haste, as folhas e as flores. O sol abençoou-a e a planta deu entrada na flora regional, saudada como rainha. Quando os quatro elementos se separaram, a Flor de Lótus brilhava no lago em sua beleza imaculada, e servia para o homem como símbolo da pureza e perfeição humana. Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo suas flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada. Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância um Iluminado nunca poderia se erguer da escuridão.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Oração a Preto Velho

Dou início a essa sessão: Orações, com uma oração aos Pretos velhos. Meu primeiro contato com um pretinho foi de carinho, confiança e dedicação. Ele sem dúvida me ensinou a amar a Umbanda.
Meu segundo contato com um pretinho foi de aprendizado: aprendizado da paciência: “tenha paciência, tudo tem o seu tempo”.
E eu aprendi que nada nessa vida pode acontecer se não soubermos ter paciência: com nós mesmos, com os outros e com o Universo. 
 Por isso nossa primeira oração vai para os nossos queridos Pais Velhos:

Preto velho que está em nosso coração.
Abençoado seja seu nome no céu.
Tu que já galgastes as escaladas luminosas da espiritualidade
Anima-nos a prosseguir impávidos e serenos através dos obstáculos da vida e combate em nós o desanimo traiçoeiro que como o banzo fatídico, nos aniquila o ser.
Ajuda-nos a vencer na vida material, assim como quando em vida tu ajudaste com teu labor escravo o seu senhor.
Ensina-nos a ter com tua experiência milenar, a calma, a resignação, a compreensão que muito necessitamos e que estejamos sempre contigo.
A vós, bondosos pretos velhos, oferecemos essa prece, reafirmando nossa fé, nossa crença e a nossa esperança na tua força espiritual, sempre a serviço do bem.
Protege-nos e dá-nos a coragem que às vezes nos falta para poder prosseguir na nossa jornada, e que algum dia tenhamos merecimento para receber as graças de Deus.
Protege aqueles que ainda vivem de forma escrava e nos auxiliem a provocar a libertação desses filhos de Deus.
Assim seja.

Um comentário:

  1. Muito linda essa oração, na verdade tudo ficou muito lindo! Parabéns ao mauricio e obrigado...

    ResponderExcluir