A água, o fogo, a terra e o ar pensaram em deixar uma recordação que perpetuasse através das idades a felicidade de seu encontro. Resolveram criar alguma coisa especial que, composta de fragmentos de cada um deles harmonicamente combinados, fosse também a expressão de suas diferenças e independência, e servisse de símbolo e exemplo para o homem. Eu porei as melhores forças de minhas entranhas - disse a terra - e alimentarei suas raízes. Eu porei as melhores linfas de meus seios - disse a água - e farei crescer sua haste. Eu porei minhas melhores brisas - disse o ar - e tonificarei a planta. Eu porei todo o meu calor - disse o fogo - para dar às suas corolas as mais formosas cores. Fibra sobre fibra foram construídas as raízes, a haste, as folhas e as flores. O sol abençoou-a e a planta deu entrada na flora regional, saudada como rainha. Quando os quatro elementos se separaram, a Flor de Lótus brilhava no lago em sua beleza imaculada, e servia para o homem como símbolo da pureza e perfeição humana. Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo suas flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada. Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância um Iluminado nunca poderia se erguer da escuridão.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Gratidão



Expresse sua gratidão.

A gratidão é a mais bela flor que brota da alma.

Palavras de gratidão são como joias que não estamos acostumados a usar.

Ser gratos por tudo que a vida nos oferece é certamente uma tarefa bastante difícil porque encaramos como óbvias muitas coisas que na verdade são um presente: a vida, o planeta, o sol que brilha e nos aquece, o ar que respiramos, os animais, as plantas.

Como afirma o ditado: enquanto o poço não seca, não conhecemos o valor da água.

A chave para uma vida de gratidão é aceitar os obstáculos como parte da jornada – como aprendizado. Porque a vida é uma série de problemas que tem que ser resolvidos. E quando buscamos o valor das pequenas coisas somos mais felizes.

Podemos resmungar e lamentar nosso destino ou podemos pensar:

- Deve haver uma lição aqui em algum lugar que precisa ser aprendida.

Só por hoje.... Não se zangue, não se preocupe. Seja grato.

Cometa pequenos atos de bondade, isso aumenta sua felicidade e a dos outros

Ame a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário