A água, o fogo, a terra e o ar pensaram em deixar uma recordação que perpetuasse através das idades a felicidade de seu encontro. Resolveram criar alguma coisa especial que, composta de fragmentos de cada um deles harmonicamente combinados, fosse também a expressão de suas diferenças e independência, e servisse de símbolo e exemplo para o homem. Eu porei as melhores forças de minhas entranhas - disse a terra - e alimentarei suas raízes. Eu porei as melhores linfas de meus seios - disse a água - e farei crescer sua haste. Eu porei minhas melhores brisas - disse o ar - e tonificarei a planta. Eu porei todo o meu calor - disse o fogo - para dar às suas corolas as mais formosas cores. Fibra sobre fibra foram construídas as raízes, a haste, as folhas e as flores. O sol abençoou-a e a planta deu entrada na flora regional, saudada como rainha. Quando os quatro elementos se separaram, a Flor de Lótus brilhava no lago em sua beleza imaculada, e servia para o homem como símbolo da pureza e perfeição humana. Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo suas flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada. Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância um Iluminado nunca poderia se erguer da escuridão.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Deus



De vez em quando curiosos perguntam se os umbandistas acreditam em Deus.
E minha resposta é: claro que sim.
Talvez acreditemos mais que a maioria das pessoas. Mas acreditamos de uma forma diferente.
Com a ajuda de Rubem Alves o meu Deus tem até nome.
Nomeando-o minha alma se enche de uma alegria que só pode ser
um pedacinho de Deus...
Então fechem os olhos e me sigam com sua imaginação:
Mar da manhã.
Vento do mar de noite, numa ilha...
Abelha.
Vôo triangular dos cisnes.
Cordeirinho recém-nascido....
Mugido doce da vaca, mugido selvagem do touro.
Mugido paciente do boi.
Fogo vermelho no fogão.
Capim.
Perfume do capim.
Passarinho no céu.
Terra boa...
Garça que esperou toda a noite, meio gelada, e que vai  matar sua fome no nascer do sol.
Pai e mãe...
Mão que entra em contato com as coisas.
A pele e toda a superfície do corpo
O olhar e tudo o que ele olha.
As nove portas da percepção.
O torso humano.
O som de uma viola.
Um gole de uma bebida fria ou quente.
Pão.
As flores que saem da terra na primavera.
Sono na cama.
Um filho.
Cavalo correndo livre.
A cadela e os cãezinhos.
Sol nascente sobre um lago gelado.
O relâmpago silencioso.
O trovão que estronda.
O silêncio entre dois amigos.
A voz que vem do leste, entra pela orelha direita e ensina uma canção.
E não é preciso que sejam esses os nomes.
Essa é sua tarefa para esse ano que se inicia...
Faça a sua própria lista.
Eu incluiria: Sapos coaxando no charco. O canto do sabiá. Banho de cachoeira. O sorriso de uma criança. O sorriso de um idoso.
Balançar num balanço tocando com o pé as folhas da árvore...
Morder uma jabuticaba...
Brisa do mar, cheiro de chuva,
ler mesmo com os olhos fechados, borboletas de todas as cores,
olhar para cima e saber que alguém pastoreia as estrelas,
beber o tempo, contar nos dedos, ouvir o silêncio forçado dos peixes,
observar o vento, surpreender a espuma do mar entre os pés,
meus passos na areia, banho de mar, flores,
cavalgar em uma nuvem e sonhar,
ver o amanhecer chegar sem nada pra fazer,
viver sabendo que eu vivi, ver passar o tempo e não reclamar,
dormir sabendo que não tenho urgência em acordar,
dar a mão a uma criança, pão frito e sua música, ovo frito,
um arco-íris de repente, chorar de alegria e de tristeza,
aprender que o tomate vem de uma flor e é um fruto,
sentar e aprender,
chegar e ver o rabo balançando de felicidade do seu cachorro,
mudar de posição uma pedra para que ela possa ver a vida
de uma outra perspectiva.
Que a eterna luz do Sol te ilumine que todo o amor te envolva, e a luz verdadeira no teu interior guie o teu caminho para casa. Que Oxalá abençoe a todos nós.


Os três últimos posts só foram possiveis graças as almas iluminadas que passam por essa Terra e deixam as mais belas mensagens... a nós coube apenas adaptá-las para o momento.

Obrigado a:
Eugenio Mussak: escritor
JJ Benítez: escritor
Kahlil Gibran: escritor
Margueritte Yourcenar: escritora francesa
Rubem Alves: escritor e psicanalista
Violeta Parra: compositora

Nenhum comentário:

Postar um comentário