A água, o fogo, a terra e o ar pensaram em deixar uma recordação que perpetuasse através das idades a felicidade de seu encontro. Resolveram criar alguma coisa especial que, composta de fragmentos de cada um deles harmonicamente combinados, fosse também a expressão de suas diferenças e independência, e servisse de símbolo e exemplo para o homem. Eu porei as melhores forças de minhas entranhas - disse a terra - e alimentarei suas raízes. Eu porei as melhores linfas de meus seios - disse a água - e farei crescer sua haste. Eu porei minhas melhores brisas - disse o ar - e tonificarei a planta. Eu porei todo o meu calor - disse o fogo - para dar às suas corolas as mais formosas cores. Fibra sobre fibra foram construídas as raízes, a haste, as folhas e as flores. O sol abençoou-a e a planta deu entrada na flora regional, saudada como rainha. Quando os quatro elementos se separaram, a Flor de Lótus brilhava no lago em sua beleza imaculada, e servia para o homem como símbolo da pureza e perfeição humana. Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo suas flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada. Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância um Iluminado nunca poderia se erguer da escuridão.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ser Feliz.

Cada segunda eu procuro fazer uma oração sobre algum orixá, mas esta semana com a ajuda de Charles Chaplin, Carlos Drummond de Andrade e Suzana Carizza, convido todos vocês a fecharem os olhos e refletirem comigo...
Sabemos que é impossível atravessar a vida sem que um trabalho saia mal feito, sem que uma amizade cause decepção, sem padecer com alguma doença, sem perder um ente querido, sem se enganar em um negocio.


Esse é o custo de viver... Então é função de cada um escolher que tipo de vida terá hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças evitando desperdícios.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter um trabalho.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Eu posso escolher: hoje eu vou ser feliz. Vou lembrar-me de agradecer ao sol pelo calor e pela luminosidade.
Sentirei que estou vivo respirando. Lembrarei de sentir a beleza das árvores e das flores. Vou cultivar mais amizades.
Não vou julgar os atos dos meus semelhantes e sim vou aprimorar os meus.
Reservarei um minuto de silencio para ter oportunidade de ouvir. Vou lembrar-me de ser feliz com o que eu possuo porque o maior bem que possuo é a minha própria vida.
Vou fazer alguma coisa para alguém sem esperar nada em troca e lembrar-me de agradecer a Deus porque agora neste momento eu estou feliz.
A vida está na minha frente esperando para ser o que eu quiser que ela seja e tudo depende de mim.
Por isso antes de falar vou escutar; antes de escrever vou pensar; antes de gastar vou ganhar; antes de julgar vou esperar; antes de orar vou pedir perdão e também perdoar; antes de desistir Eu vou tentar.
Oxalá me dê forças nesta noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário