A água, o fogo, a terra e o ar pensaram em deixar uma recordação que perpetuasse através das idades a felicidade de seu encontro. Resolveram criar alguma coisa especial que, composta de fragmentos de cada um deles harmonicamente combinados, fosse também a expressão de suas diferenças e independência, e servisse de símbolo e exemplo para o homem. Eu porei as melhores forças de minhas entranhas - disse a terra - e alimentarei suas raízes. Eu porei as melhores linfas de meus seios - disse a água - e farei crescer sua haste. Eu porei minhas melhores brisas - disse o ar - e tonificarei a planta. Eu porei todo o meu calor - disse o fogo - para dar às suas corolas as mais formosas cores. Fibra sobre fibra foram construídas as raízes, a haste, as folhas e as flores. O sol abençoou-a e a planta deu entrada na flora regional, saudada como rainha. Quando os quatro elementos se separaram, a Flor de Lótus brilhava no lago em sua beleza imaculada, e servia para o homem como símbolo da pureza e perfeição humana. Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo suas flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada. Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância um Iluminado nunca poderia se erguer da escuridão.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mais um ano de muita luz.

Iniciamos mais um ano e com ele nossos trabalhos. Este ano vamos louvar a cada um dos Orixás na sua devida data.
Todos nós sabemos que todas as religiões tem como objetivo levar a Deus. E como sabiamente nos diz Eduardo Spohr "Deus é um conceito. Seu verdadeiro significado transcende qualquer pensamento, está além da idéia de ser ou não ser, além mesmo da categoria de existir ou não existir".
E a forma que Deus escolheu para se manifestar na esfera terrena foi através da natureza.
Para proteção de cada local sagrado ele determinou o comando de um Orixá. Os Orixás são forças naturais e hoje nós estamos louvando nosso Pai Oxossi. Oxossi é a figura representativa de uma das forças de Deus.
Caçador que vive nas florestas e cuida das árvores, dos animais, das plantas e de todos os seres que nela habitam ele é a atenção, a determinação, a paciência, a tranquilidade , a coragem e a força. Sua cor é o verde.
Oxossii dá vida a todo o mundo natural e as matas. Ele é o caçador de uma flecha só, sempre certeira. 

Meu Pai Oxossi vós que recebeste de Oxalá o dominio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário a manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, lançai sua flecha certeira nos protegendo hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário