A água, o fogo, a terra e o ar pensaram em deixar uma recordação que perpetuasse através das idades a felicidade de seu encontro. Resolveram criar alguma coisa especial que, composta de fragmentos de cada um deles harmonicamente combinados, fosse também a expressão de suas diferenças e independência, e servisse de símbolo e exemplo para o homem. Eu porei as melhores forças de minhas entranhas - disse a terra - e alimentarei suas raízes. Eu porei as melhores linfas de meus seios - disse a água - e farei crescer sua haste. Eu porei minhas melhores brisas - disse o ar - e tonificarei a planta. Eu porei todo o meu calor - disse o fogo - para dar às suas corolas as mais formosas cores. Fibra sobre fibra foram construídas as raízes, a haste, as folhas e as flores. O sol abençoou-a e a planta deu entrada na flora regional, saudada como rainha. Quando os quatro elementos se separaram, a Flor de Lótus brilhava no lago em sua beleza imaculada, e servia para o homem como símbolo da pureza e perfeição humana. Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo suas flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada. Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância um Iluminado nunca poderia se erguer da escuridão.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Ogum.


Hoje essa casa homenageia Ogum, que Ele possa iluminar nossos corações e nos guiar no caminho do bem e da caridade.

Ogum é o Orixá do fogo e do ferro.
E o elemento fogo, representado pela cor Vermelha, é importante para todos os seres vivos. Sem o calor, o frio paralisaria tudo. Portanto, o Vermelho propicia movimento e atividade. Vitaliza as energias elétricas, criando assim um forte impulso à ação.
O vermelho é a cor que faz emergir em nós força garra e coragem, dando condições de desempenharmos as funções que fazem parte do cotidiano da vida.
Assim é Ogum. É o sangue quente percorrendo nosso corpo, alimentando nosso coração e oxigenando nossa mente.
Ogum é o Fogo Ativando e Transformando Tudo e Todos!
Ogum é aquele que sempre está em “ronda” para proteger os injustiçados e fazer a ordem ser cumprida com vigor.
Ele, o Divino, o Panteão, a Força, o Fogo, o Senhor e Pai. É Tudo em si e favorece TUDO DE SI, basta entregarmos TUDO que somos.
Corresponde a nossa necessidade de energia, defesa, determinação e prontidão para ação.

Oração a Ogum:

Meu Pai Ogum, vencedor de demanda, grande Orixá responsável pelo
fogo da fé.
Faça com que eu não seja medíocre em minhas atitudes e que não inveje o outro cobiçando seu lugar, seu talento e sua sorte, aceitando assim minha vida, que foi feita com as minhas escolhas.
Meu Pai Ogum,
Ajude-me a enxergar a essência de cada ser humano, pois eu sei que todos nós temos Deus dentro dos nossos corações.
Ensina-me, meu Pai, a rir dos meus tropeços. Faça com que eu não me encante com meus triunfos, e que não me considere eleito antes da hora, mas que eu seja verdadeiro e compreenda que viver, conviver e compartilhar significam ter ganhos e perdas nas relações.
Que eu tenha o discernimento de compreender que as pessoas são diferentes, por isso mesmo ninguém é sempre igual. Ao mesmo tempo todos são iguais: pois erramos e acertamos o tempo todo.
Senhor, Vós sois o domador dos sentimentos espúrios, depurai com Vossa espada e lança minha consciente e inconsciente baixeza de caráter, assim eu compreenderei que ira e ódio nada constroem.
Ogum, meu irmão, amigo e companheiro, continue em Vossa ronda e na perseguição aos defeitos que nos encontram a cada instante mostrando a mim que a única maneira de conquistar é pelo amor.
E se eu não puder conquistar pelo amor, que eu apenas guarde silencio e vá embora orando e tendo compaixão de mim mesmo.
Ogum, grande energia, eu venho humildemente diante de vós pedir proteção para todos os que vêm a essa Casa Santa em busca de ajuda. Que todos nós possamos nos banhar em sua luz de sabedoria, harmonia e retidão no caminho do bem.

Ogunhê meu Pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário