A água, o fogo, a terra e o ar pensaram em deixar uma recordação que perpetuasse através das idades a felicidade de seu encontro. Resolveram criar alguma coisa especial que, composta de fragmentos de cada um deles harmonicamente combinados, fosse também a expressão de suas diferenças e independência, e servisse de símbolo e exemplo para o homem. Eu porei as melhores forças de minhas entranhas - disse a terra - e alimentarei suas raízes. Eu porei as melhores linfas de meus seios - disse a água - e farei crescer sua haste. Eu porei minhas melhores brisas - disse o ar - e tonificarei a planta. Eu porei todo o meu calor - disse o fogo - para dar às suas corolas as mais formosas cores. Fibra sobre fibra foram construídas as raízes, a haste, as folhas e as flores. O sol abençoou-a e a planta deu entrada na flora regional, saudada como rainha. Quando os quatro elementos se separaram, a Flor de Lótus brilhava no lago em sua beleza imaculada, e servia para o homem como símbolo da pureza e perfeição humana. Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo suas flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada. Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância um Iluminado nunca poderia se erguer da escuridão.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Oração da paz.

Hoje tivemos nossa primeira palestra do ano, "Umbanda, uma história..." e esta foi a mensagem inicial ao participantes.

Possam todos os seres vivos serem adornados com amor, alegria, serenidade, imparcialidade e uma paz incomensurável.
Possam todos os seres vivos ter generosidade, ética, paciência, esforço, concentração e sabedoria.
Possa a dor de todo ser vivo ser completamente purificada.
Possa esse espaço religioso ser o remédio e cada um de nós ser o enfermeiro para todos os seres doentes do mundo, até que todos estejam curados.
Possa eu me transformar em todas as coisas que as pessoas possam precisar para que eu possa beneficiar a todos com a minha energia.
Possa eu ser um protetor para todos aqueles que não tenha um.
Ser o caminho bem como o guia para os viajantes que de mim necessitarem. Ser uma lamparina para os que procuram as luz.
Possa eu sempre dar suporte a vida de todas as criaturas.
E assim como o arco iris surge naturalmente no espaço. possam os miseráveis encontrar nova esperança, felicidade e prosperidade.
E possa todas as pessoas pensar em beneficiar umas as outras.
Possa a paz permear os corações de todos para que para sempre permaneçam em alegria e abundância.

Adaptação de: Geshe Acharya Ihubtem Lodem

Nenhum comentário:

Postar um comentário